Blogueiros pretendem monitorar denúncias das eleições presidenciais

Redação Portal IMPRENSA

Paula Góes e Diego Casaes, dois editores brasileiros da comunidade internacional de blogueiros e tradutores, a Global Voices Online, pretendem monitorar as eleições presidenciais por um site e um pefil no twitter, o @eleitor_2010.

A ideia é que as páginas agrupem denúncias de fraudes, compra de voto e outras infrações, através de informações enviadas via e-mail, celular, twitter e outras redes sociais por qualquer pessoa. A iniciativa foi apresentada na conferência da Global Voices Online, que terminou no último domingo (9), em Santiago, no Chile.

“Ainda está na fase inicial, alfa. Mas ainda estamos em tempo para buscar parceiros e chegar a um orçamento final. Precisamos divulgar bastante porque a participação popular é essencial”, disse Paula Góes para a Terra Magazine.

A mesma iniciativa foi realizada na Índia, nas eleições de 2009, mas segundo um dos idealizadores do site, Gaurav Mishra, as expectativas não foram atingidas. “Na Índia, 700 milhões de pessoas podem votar. Metade dos eleitores foram às urnas. Eu consegui apenas 240 denúncias e esperava pelo menos mil”, disse Mishra, que destacou a importância de buscar parcerias em escolas, rádios populares e poder público. “A ferramenta é muito boa e precisa ser experimentada em outros países. Eu apenas esperava mais denúncias. Além disso, quem enviava as mensagens queria que nós resolvêssemos o problema e nós não temos esse poder”, concluiu.

Portal Imprensa » Últimas Notícias
Publicado em: 10/05/2010 15:56
fonte: http://portalimprensa.uol.com.br/portal/ultimas_noticias/2010/05/10/imprensa35588.shtml

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s